CONFIRA

Com jogadores do basquete, judô, futebol de 7, atletas da base, do remo...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Série Recordações | O Atletismo e o Tiro Esportivo na Gávea


Estreamos aqui uma parte do blog chamada "Série Recordações", onde publicaremos sobre alguns esportes extindos na Gávea, seus títulos, seus principais atletas, e a possibilidade do esporte voltar a ser praticado no Fla. Começamos a série com o Atletismo e o Remo. Confiram:

O Atletismo


Até os anos 90 havia uma pista de atletismo ao redor do campo da Gávea. Também havia espaços para as provas e treinos de Salto em Distância e lançamentos (martelo, disco, peso, etc). Além de ser o esporte mais tradicional das Olimpíadas, base de todos os outros esportes, também é o esporte que mais medalhas dá nos Jogos Olímpicos: 47. Além disso, a tradicional Rubro-Negra é enorme. O Flamengo venceu o III Troféu Brasil (1955-61), o 4o Troféu Brasil (1962-65); além de ter sido vice-campeão do V Troféu Brasil (1966-70) e do VI (1971-80), de ter obtido 18 títulos Estaduais e de ter produzido alguns atletas olímpicos, como José Telles da Conceição, bronze em 1952, dentre tantos outros. Além dos treinos, a pista de Atletismo servia como área de lazer para os sócios. Em vez de caminhar na Lagoa no domingo, caminháva-se pela pista no estádio da Gávea, por exemplo.

Dentre grande nomes do Atletismo rubro-negro se destacaram principalmente, Érica Lopes, conhecida como a Gazela Negra, José Telles, que foi o único medalhista do clube no esporte em olimpiadas, com o bronze em 1952, Helsinque, Ulisses Malagutti, Sebastião Mendes dentre outros.

Já foi estudado na Gávea, uma possibilidade de voltar com as escolinhas do clube, formando atletas de nome, garantindo medalhas pro Fla, sem ter um custo caro, formando 'estrelas' dentro de casa.

O Tiro Esportivo


O Tiro dá 15 medalhas olímpicas. O estande ficava atrás do gol que dá para a Estrada Lagoa-Barra e foi demolido em 1993 - não faz tanto tempo assim. No Tiro, o Flamengo foi campeão Brasileiro de 1973, produziu atletas olímpicos e conquistou 4 estaduais, além dos Jogos Infantis em 1983.

Nomes como Alberto Pereira Braga, José Pereira da Silva Filho, Fábio Coelho e Delival Nobre, se destacaram entre os atiradores Rubro-Negros. Alberto e José, já chegaram inclusive a disputar os Jogos Olímpicos, como atiradores Rubro-Negros e Brasileiros.

Assim como a pista de Atletismo, o Estande de Tiro também servia como atividade de lazer aos sócios.

Conclusão

O Flamengo é ou não é um clube olímpico? Os dois esportes, de muita tradição na Gávea, dão 62 medalhas olímpicas e o Flamengo atualmente está fora deles. Como fazer frente ao Pinheiros e ao Minas Tênis com tão poucos esportes na Gávea?

É importante que esta nova diretoria nos devolvam o Atletismo e o Tiro!

SRN!

1 comentários:

Esporte Rio disse...

Muito bom!

AGENDA

SEJA SÓCIO!

ACESSE

TWITTER

SIGA-NOS

VOTE

+ DA SEMANA

VISUALIZAÇÕES DO BLOG

Entre em contato: iflamengonews@gmail.com