CONFIRA

Com jogadores do basquete, judô, futebol de 7, atletas da base, do remo...

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Entrevistas | Rafael Dias, o Dabá, do Fut7 Rubro-Negro


Fala, Nação Rubro-Negra! Eu sou o  e estou aqui hoje, para mais uma entrevista do blog iFlamengoNews com os atletas do Fla que são destaque em todas as modalidades esportivas do clube, seja ela em qualquer categoria. Desta vez, conversamos com o Rafael Dias, mais conhecido como Dabá, que foi um dos destaques do time de FUTEBOL DE 7 Profissional na conquista da Copa Rio, na semana passada. Confiram como foi a conversa com este grande jogador, vale muito a pena!

1 - Rafael, primeiramente. eu queria te pedir pra fazer uma breve apresentação para a galera que não te conhece, citando seu nome, posição, essas coisas básicas.
Primeiramente bom dia, desde já agradeço a oportunidade. Me chamo Rafael Dias, tenho como apelido Dabá, e assim, sou conhecido por todos no meio do Futebol de 7. Minha posição atual é volante, mas já atuei de Zagueiro também. 

2 - Quando você chegou no Flamengo e quais títulos já conquistou por aqui?
Cheguei no flamengo esse ano e a Copa Rio foi a primeira competição oficial do nosso calendário. Felizmente, uma competição e já temos um título. Não tenho dúvidas de que esse ano será promissor para o Flamengo.

3 - O Futebol de 7 tem ganhado muito reconhecimento no cenário nacional e, para quem não sabe, trata-se do Futebol Society. Pros que pouco conhecem os esportes, você poderia citar algumas regras básicas que o diferenciam do futebol ou até do futsal?
Claro. Costumamos dizer que o "F7 " está no meio termo, tanto em relação às regras quanto aos atletas. Algumas regras semelhantes ao campo são: Lateral batido com às mãos, agora temos a liberação do recuo de cabeça e também temos a bola, que com seu tamanho, se assemelha bastante... E outras regras de salão, goleiro participando bastante com o pé (goleiro linha), substituições liberadas (sem limites), cartões e etc. Temos também um limite de faltas (5 - cinco) a partir da sexta, o time é penalizado com o shoot out, uma espécie de falta livre, porém, o jogador pode conduzir a bola em direção ao goleiro antes de chutar, sendo que o restante dos jogadores, estarão autorizados a participarem do lance, após o apito do juiz. Lembrando que daí por diante, o time infrator, após cometer a sétima falta, sofrerá mais uma cobrança e com a oitava falta, uma penalidade e a partir daí, todas as faltas realizadas, serão pênaltis.

4 - Você joga no Flamengo, mas seu time de coração, é o Rubro-Negro Carioca ou você tem alguma torcida?
Sou Rubro Negro, dentro e fora do campo. Estou no time certo e muito feliz com isso!!! (risos)

5 - Hoje, o que representa pra você jogar no Flamengo?
Atuar no Flamengo, em qualquer modalidade, é sempre uma honra... É um clube de expressão, acostumado a chegar (ás finais e brigar por títulos)... na nossa modalidade não é diferente.

6 - Você poderia explicar mais ou menos como é a parceria Flamengo / I.C.Jardim Guanabara dentro e fora dos campos? Como é a sede que eles oferecem ao Futebol de 7 do Fla? Atende todas as necessidades do time?
Na verdade, o time do Flamengo pegou uma estrutura bem montada, porque o Iate Clube Jardim Guanabara, já possui um super clube, que atende todas as necessidades, tanto dentro, quanto fora do campo. Em relação a parte administrativa, fico te devendo. Isso foge da minha alçada... (risos).

7 - O Flamengo é o clube de maior torcida do mundo. Vocês, dentro do campo sintético, sentem o apoio da Nação, ou acham que a torcida deveria comparecer mais aos jogos do Fut7?
Sem dúvida, precisamos e muito do apoio da torcida em nossos jogos. Confesso que aqui no RJ, onde a modalidade é muito forte, não temos um apoio à altura dos jogos. Quando saímos do estado, geralmente em MG (Conselheiro Lafaiete) o número de Flamenguistas é maior... Flamengo é Flamengo, não é verdade?... (risos)

8 - Na semana passada, o Fla foi de forma invicta, campeão da Copa Rio. Na decisão contra o Madureira, o time Rubro-Negro chegou a ficar atrás no placar, nas duas partidas. Qual foi o pensamento de vocês pra buscar o empate no jogo de ida, fora de casa, e a virada, no segundo jogo, em casa?
Verdade, por sinal, uma bela final para a competição! Começamos os dois jogos ligados, no primeiro abrimos 2 x 0, em menos de 15 minutos. Sofremos a virada para 4 x 2 em menos de dez minutos. Apagão total! Conversamos e voltamos focados pro segundo tempo, chegamos ao empate com menos de dez minutos e daí o jogo seguiu equilibrado, mas na minha opinião seguimos com um pouco mais de chances. No segundo jogo, na nossa casa, Iate Clube Jardim Guanabara, estávamos mais ligados e encaramos um Madureira também mais ligado e, isso deu um equilíbrio no jogo que seguiu por um determinado tempo. Tomamos 1x0 no início do jogo, mas continuamos com nosso estilo de jogo, posse de bola e, ainda no primeiro tempo, viramos para 2 x 1. No segundo tempo sofremos o empate e quando o jogo caminhava para o fim, marcamos e vencemos por 3 x 2 e pudemos soltar o grito de campeão!
Flamengo é Campeão da Copa Rio 2013

9 - Na reta final, você foi uma das principais peças do time, marcando dois gols na semifinal contra o Boa Vista e um gol em cada jogo da final, contra o Madureira. Mesmo não sendo atacante, os gols vão saindo. Isto, é a estrela que brilha, ou é o resultado de um trabalho feito para também deixar as suas marcas?
Foi sim... (risos)! Costumo dizer que Deus ajuda quem trabalha sério e honestamente. Sigo com essa filosofia e tem dado certo. Espero que continue assim, com os gols saindo, e que eu consiga sempre realizar boas atuações, para ajudar o Flamengo. Com a certeza de que sempre me doarei ao máximo para que isso aconteça.

10 - Além de ser o campeão, o Fla teve o melhor goleiro da competição, Guilherme e, o artilheiro Helcinho. Como é o clima entre os jogadores? Existe alguma 'rivalidade' para ver quem vai ser o melhor jogador, o destaque do time na competição? Tem algum tipo de aposta em ritmo de brincadeira?
Realmente são dois excelentes jogadores e isso é fruto de trabalho também. Gostaria de parabenizá-los mais uma vez. E em relação ao grupo, todo mundo se respeita e a disputa é sadia. Estamos em busca de títulos coletivos e os individuais serão consequência.

11 - Agora, o Fla tem pela frente a Copa dos Campeões, competição tradicional que junta os grandes nomes do Fut7 Nacional! Quais são as expectativas para esta competição que acontecerá em MG ainda neste mês?
A competição é no próximo final de semana, já estamos muito perto. As expectativas são boas, tendo em vista o retrospecto do Flamengo em competições a nível nacional. Será uma ótima competição, em um excelente clube e com bons times. Vamos forte para buscar esse caneco e deixá-lo aqui no Rio, já na primeira competição com esses moldes.

12 - O Flamengo é o maior campeão do Futebol de 7 Nacional, com um currículo de 1 Brasileiro, 2 Copas do Brasil, 4 Cariocas, 2 Estaduais, 2 Copas Rio, 3 Municipais, 1 Torneio Rio x Minas, 1 Torneio Rio x Niterói, 1 Taça Cidade Maravilhosa, 1 Torneio Inicio do Estadual e 1 Torneio Simbólico do Grupo D da Liga Nacional. Para este time ser consagrado completamente, só falta o Campeonato Mundial, que no ano passado, bateu na trave e o Fla acabou ficando com o vice-campeonato. Qual a expectativa de vocês neste ano? O Fla tem condições de chegar ao Mundial e de brigar por este troféu que falta na galeria de títulos?

Com certeza, nosso objetivo é conseguir o maior número de títulos esse ano. Se o Flamengo sempre chegou, agora não pode ser diferente. Vamos trabalhar forte e tenho certeza de que seremos abençoados.

13 - Pra terminar, você gostaria de deixar algum recado, ou algum pedido para a Nação Rubro-Negra que acompanha esta entrevista via iFlamengoNews?

Gostaria de pedir o apoio da nossa imensa torcida, que acompanhassem mais o Futebol de 7, um esporte apaixonante e um clima super sadio do lado de fora do campo: Família, jogos em arenas, clubes com total segurança. Leve sua torcida e não irá se arrepender! Um abraço pra toda Nação e pros seguidores do iFlamengoNews. Até a próxima... Dabá 18!

13 - Muito obrigado pela entrevista, Dabá! Sucesso aí e vamos com tudo na busca por títulos e mais títulos com o Manto Rubro-Negro! Deus abençõe, fera! Abração...
Abraços e fiquem com Deus... Eu que agradeço a oportunidade de divulgar o esporte que mais cresce no Brasil!

É isso, galera! Espero que tenham gostado de mais esta grande entrevista. Leiam, comentem, compartilhem no facebook, retwittem, etc. E claro, não deixem de apoiar o Fut7 do Mengão, que em pouco tempo é tão tradicional no cenário nacional. Abraços e Saudações Rubro-Negras! - 

0 comentários:

AGENDA

SEJA SÓCIO!

ACESSE

TWITTER

SIGA-NOS

VOTE

+ DA SEMANA

VISUALIZAÇÕES DO BLOG

Entre em contato: iflamengonews@gmail.com