CONFIRA

Com jogadores do basquete, judô, futebol de 7, atletas da base, do remo...

domingo, 30 de setembro de 2012

Entrevistas | Joanna Maranhão, nadadora do Fla e da equipe brasileira que vai à Londres.

Joanna Maranhão, nadadora do Fla, com suas medalhas Panamericanas.

iFlamengoNews: Fala Nação! Aqui é o Matheus Andrade Berriel, colunista do blog iFlamengoNews e hoje vou entrevistar a nadadora Joanna Maranhão, uma das melhores nadadoras do Brasil, e que faz parte da equipe Rubro-Negra.

 

iFlamengoNews:  – Matheus:  Joanna, você é uma nadadora bastante conhecida no cenário brasileiro e mundial, mas para aqueles que não acompanham muito a natação e ainda não te conhecem, você poderia fazer uma rápida apresentação?

Joanna Maranhão - Sou natural de Recife/Pernambuco, comecei a nadar aos 3 anos de idade pelo Clube Português do Recife e não parei desde então. Entrei na seleção brasileira pela primeira vez em 2002 e no ano seguinte fui bronze no Pan Americano de 2003 conseguindo o indice para os Jogos de Atenas em 2004, onde obtive a 5ª colocação na prova dos 400 medley, e, foi aí que a natação começou a ficar "séria" pra mim.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Andamos pesquisando um pouquinho mais sobre toda sua carreira na natação e vimos que, com 11 anos você foi campeã dos 400 livre, e dos 400 medley no Festival CBDA-Correios Norte-Nordeste. Como a natação entrou na sua vida, ainda na infância?

Joanna Maranhão - Sim, muito cedo. Nos primeiros anos eu não ganhava nada e ninguém entendia porque minha família estava sempre lá presente e torcendo mesmo quando eu ficava em terceiro, mesmo quando só tinham 3 meninas nadando, rs. Mas a natação sempre foi parte de mim,e, naturalmente eu comecei a evoluir.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Falando da sua vida pessoal, hoje você namora o judoca Luciano Corrêa, que é um dos principais judocas do Brasil, e foi ouro no Pan de Guadalajara. Ele também vai a Londres? E como é namorar um atleta que assim como você briga sempre por medalhas? Dá aquele frio na barriga de ficar na torcida?

Joanna Maranhão - O Luciano é o atleta e o ser humano mais incrivel que já conheci, eu sempre disse pra mim mesma "nunca vou me relacionar com um atleta" eu achava que a minha rotina e minha ansiedade já eram loucura suficiente pra eu ter que lidar com a expectativa do companheiro, mas ai ele entrou na minha vida e as coisas fizeram todo sentido. A gente se apoia, se completa, nas fases boas e ruins, sonhamos juntos e a vitória de um é a vitória do outro. As duas coisas mais dificeis são assisti-lo lutar (seja ao vivo ou pela tv) e a distância, esse ano de 2012 ele viajou muito com a seleção na preparação pros jogos e eu também, nos vimos muito pouco, o Skype tem sido nossa salvação, rs. E apesar de tudo isso, nossa relação só se fortalece pois agente sabe que o objetivo é em comum, e que estamos construindo nosso futuro.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Hoje você já é uma atleta renomada na natação mundial e treina com todo o preparo e com todas as necessidades atendidas. Mas quando você ainda era uma atleta jovem e em formação, você recebeu algum apoio para se formar, e ser a atleta que é hoje, ou foi tudo conquistado no suor?

Joanna Maranhão - Devo muito da minha preparação na juventude ao meu técnico de mais de 10 anos, o Nikita. Ele já era técnico da seleção na época que nossa presidente, Patricia Amorim, era atleta e ele sempre foi muito competente. Soube esperar o momento certo para me treinar forte, pois ele sabia que tinha um talento nas mãos e usou sua experiência para que eu tivesse longevidade no esporte além de ter buscado patrocínios e apoio pra mim dentro do estado de Pernambuco.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Hoje, você é atleta do Flamengo, um clube que vem melhorando cada vez mais na natação e que tem atletas muito fortes, e vêm sempre conquistando medalhas nas e títulos nas principais competições. Pra você, como é hoje representar um clube com tanta história na Natação e tão reconhecido como o Flamengo? E como você se sente sabendo que está nadando em um clube ao lado de muitos dos principais nadadores brasileiros como César Cielo, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, Daynara de Paula e tantos outros?

Joanna Maranhão - Em 1999 eu estava prestes a virar infantil e minha mãe me disse "Joanna, se criassem um polo do Vasco e do Flamengo aqui em Recife, qual clube você defenderia?" e eu respondi "Flamengo". Na época o Fernando Scherer representava o clube e eu sempre o admirei, hoje somos amigos. Minha vinda pro Flamengo aconteceu de repente e eu fico muito feliz de fazer parte dessa reconstrução da natação do clube. O Cielo é o nosso carro chefe, ele agrega demais pra equipe, lidera pelo exemplo e isso é a melhor coisa que um time pode ter. A equipe está crescendo mas é preciso prestar atenção que chegar ao topo as vezes não é tão dificil, o desafio é se manter nele; temos que continuar com essa mentalidade de querer sempre mais.

iFlamengoNews:  – Matheus:  A base do Fla também vêm fazendo belas participações nos campeonatos que vêm acontecendo no cenário brasileiro. Pra você, a estrutura do Fla hoje, é a necessária para manter os atletas de alto nível como vocês, e formar novos talentos da base?

Joanna Maranhão - Está melhorando e deve continuar assim, não podemos nunca nos conformar. O brasileiro de uma maneira geral tem um problema sério com a continuidade do trabalho no que diz respeito ao alto rendimento e isso vem da base. Muitos atletas promissores se perdem porque a vida fora das piscinas parece ser mais tentadora e cabe aos treinadores trazê-los de volta ao objetivo e ao clube mostrar que vale a pena o suor de cada treino.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Dentre tantas conquistas importantes, qual medalha você acha que foi a principal na sua carreira? Qual te marcou mais?

Joanna Maranhão - Cada medalha tem um significado, cada uma foi em um momento da minha vida, mas eu diria que a prata nos 400 medley do Pan Americano de 2011-Guadalajara/México foi meu ressurgimento,pois ali pude ver e perceber que ainda tinha muito pra dar para minha carreira.

iFlamengoNews:  – Matheus:  No Pan de Guadalajara no ano passado, você conseguiu duas medalhas de prata pelos 400 medley, e pelos 4x200 livre, e uma de bronze pelos 200 medley. Você também fez parte da equipe do Fla campeã do troféu Maria Lenk de 2012, torneio que se equivale ao Campeonato Brasileiro de Natação. Tendo resultados tão importantes como esses, você acha que vai chegar bem a Londres? Qual as suas expectativas quanto a si mesma em representar o Mengo e a Seleção Brasileira nas Olimpiadas?

Joanna Maranhão - Sinto que estou na melhor fase da minha carreira e os resultados vem mostrando isso, então, estando tão perto dos Jogos tudo que quero é aproveitar a oportunidade de colocar todo esse trabalho pra fora e curtir cada disputa em Londres.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Nas ultimas olimpíadas o Brasil foi muito bem representado pela natação conquistando várias medalhas. Você acha que esse ano em Londres, dá pra brigar em cima de novo e conquistar várias medalhas? E quanto aos atletas Rubro-Negros que vão cair nas águas de Londres, dá pra torcer e esperar por medalhas?

Joanna Maranhão - Os atletas do Flamengo que estarão nos jogos são de altíssimo nível, temos oportunidade de fazer semi finais, finais e medalhas, principalmente com o César buscando esse bi olímpico nos 50 livre.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Joanna, pra finalizar, nós queríamos pedir pra você deixar um recado a todos os Rubro-Negros que estão conferindo essa entrevista no blog iFlamengoNews. Se quiser deixar algum pedido, ou alguma mensagem também, o espaço é todo seu.

Joanna Maranhão - Queria agradecer imensamente o carinho, as mensagens que recebo pelo twitter e dizer que é muito bom me sentir bem vinda dentro do Clube de Regatas do Flamego e que podem ter certeza que eu estarei sempre fazendo o meu melhor dentro e fora das piscinas.

iFlamengoNews:  – Matheus:  Queríamos te agradecer em nome do blog e de toda a Nação Rubro-Negra pela atenção dada para responder as perguntas, e por levar o nosso Fla ao lugar mais alto das competições. Estamos aqui na torcida, para que você junto a toda equipe continue trazendo medalhas e honrando o Flamengo e a Seleção Brasileiras nas piscinas do Brasil e do Mundo! Rumo a Londres!

Joanna Maranhão - Obrigada!

Bom Nação, essa foi mais uma entrevista exclusiva para o blog. Em breve estaremos de volta com novas entrevistas para vocês saberem um pouco mais dos atletas Rubro-Negros! Abraços, SRN!

0 comentários:

AGENDA

SEJA SÓCIO!

ACESSE

TWITTER

SIGA-NOS

VOTE

+ DA SEMANA

VISUALIZAÇÕES DO BLOG

Entre em contato: iflamengonews@gmail.com